Como um hacker poderia invadir um Blockchain?

Anúncios

Um grande medo dos investidores de criptomoedas é se há como invadir um Blockchain, vamos descobrir?

O sistema criado por Satoshi Nakamoto é muito eficiente em prover segurança dos registros na rede do Bitcoin. Obter sucesso em um ataque à rede é muito caro.

O sistema do Blockchain é muito eficiente em prover segurança na rede do Bitcoin. Ainda não foram detectadas falhas de sistema que comprometam a segurança desde que foi implementada.

Uma das características que dificultam um ataque na rede é a mineração dos blocos. Para que os blocos sejam minerados, é necessário realizar uma prova de trabalho. Ou seja, é necessário gastar energia aplicando força computacional.

O incentivo para a o comportamento honesto dentro da rede é muito maior que o incentivo para o comportamento desonesto. O custo computacional de um ataque a rede é muito alto e crescente.

Anúncios

De onde vem a segurança do Blockchain?

A segurança da rede vem do custo de mineração dos blocos do Blockchain. Então, para que um bloco seja minerado dentro da cadeia é necessário empregar força computacional, o que é caro. E não podemos esquecer que o crescimento da cadeia de blocos segue constante.

Custo da mineração do Bitcoin 2020

A rede minera um bloco a cada 10 minutos, e o tamanho do bloco é limitado em 1MB de tamanho. Assim, independentemente da força computacional da rede, esta é aplicada de forma distribuída para a mineração dos blocos.

A força computacional da rede aumenta, mas a taxa de mineração dos blocos segue constante. A dificuldade de mineração de um bloco aumenta progressivamente com o aumento da força computacional.

Para determinar a validade de um bloco é necessário um consenso na rede que é feito de forma distribuída. O poder de um node em determinar a validade do bloco diminui com o aumento da força computacional da rede.

Como um hacker poderia invadir uma BlockChain?

A segurança do BlockChain vem do custo vem do custo de mineração dos blocos. Á medida que força computacional da rede aumenta, a segurança do BlockChain também aumenta.

Um ataque bem-sucedido na rede é algo bem difícil, estatisticamente improvável. Mas ainda assim existe uma pequena probabilidade do ataque ser bem-sucedido. Mas isso só acontece se o node conseguir resolver a prova de trabalho.

Para que um hacker seja bem-sucedido em um ataque, este precisa resolver a mineração do bloco atual. O node precisa ser mais rápido que toda a rede. A rede precisaria seguir estendendo a rede a partir do bloco fraudulento.

É bem difícil que isso aconteça porque o custo é alto. Toda a rede estará aplicando a força computacional para se defender do ataque. Trabalhar honestamente pela recompensa do bloco é muito mais barato.

O sistema do BlockChain é de fato bastante seguro, ainda não foram identificadas falhas sistêmicas de segurança. É verdade que vários usuários de criptomoedas perderam seus saldos por ataques de hackers.

Hackers já tiveram sucesso em roubar saldos de diversos usuários ao redor do mundo. Mas estes não direcionaram o ataque diretamente ao BlockChain. O ataque foi direcionado aos dispositivos que armazenam as chaves privadas.

Geralmente os ataques acontecem direcionados à exchanges, porque estas possuem hot wallets (carteiras conectadas à internet) com fundos. Geralmente hot wallets mantêm apenas uma fração do saldo total da exchanges para operação.

Como se prevenir dos ataques dos hackers?

Ataques direcionados aos usuários podem ser completamente prevenidos utilizando cold wallets (carteiras offline). Existem alguns tipos de cold wallets por exemplo as carteiras em hardware como ledger nano e opendime.

Carteira de papel é uma solução sem custo e segura para guardar Bitcoins. Se trata de duas sequências de caracteres anotadas em um papel, a chave pública e a chave privada.

A chave pública é usada para depositar fundos na carteira e a chave privada para sacar os fundos. A chave privada de uma carteira de papel está segura contra hackers. Afinal de conta, o único lugar onde está anotada é em uma folha de papel.

Equipe Cripto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: