O que é criptoeconomia para o Bitcoin?

Anúncios

Recursos antes utilizados apenas para assegurar a troca de mensagens hoje é uma realidade aplicada também na troca de valores na nova economia ou a criptoeconomia.

A utilização de criptografia já foi considerada crime, a utilização dessas tecnologias eram exclusivas para agentes do estado. Então surge o movimento Cypherpunk responsável por tornar a criptografia acessível à todos.

O movimento Cypherpunk contou com um importante expoente, Julian Assange. O criador do Wikileaks defendia a transparência para as autoridades públicas e a privacidade para os cidadãos.

Da comunicação para o dinheiro

A busca por trazer a criptografia para a a comunicação veio de abusos de violação e privacidade por autoridades governamentais. Então cresce o interesse em trazer os recursos da criptografia também para o dinheiro.

Um dos expoentes do movimento Cypherpunk é Satoshi Nakamoto, quem conseguiu trazer para o dinheiro a criptografia. Então recursos que serviam para assegurar a comunicação começa a descentralizar o dinheiro.

Anúncios

Implicações da criptografia na nova economia

A criptografia é um recurso que é implementado apenas para assegurar a troca de mensagens. Então na implementação da criptografia no dinheiro transformou a troca de valores em uma simples troca de mensagens.

A criptoeconomia proporciona proporciona segurança e redução drástica dos custos de transação. Então a facilidade para se fazer negócios sem fronteiras com custos baixíssimos.

O propósito do Bitcoin é replicar as propriedades do dinheiro em espécie no mundo virtual. Então, por não haver intermediários em uma transação, o Bitcoin é acessível e não depende da aprovação de terceiros.

O Bitcoin hoje é apenas uma entre tantas outras criptomoedas, hoje há varias outras com propostas diferentes no mercado. Desta forma a tecnologia na mão dos indivíduos está transformando o mercado de hierárquico para individual.

A criptoeconomia é a economia na era da informação ampla e barata. Então os custos de transação e administração para a atividade econômica. Desta forma a criptoeconomia se torna acessível à todos, facilitando negociações com segurança e sem fronteiras.

Equipe Cripto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: